Quais São as Causas das Varizes ?

Não existe uma causa única e universal de varizes. As varizes são um sintoma, não uma doença em si e, dependendo de onde ocorrem, têm uma etiologia diferente.

Muitas vezes, o curso e o prognóstico dependem da causa. Nem todas as causas de varizes podem ser eliminadas. Obviamente, se possível, tente evitá-lo, porque o tratamento de varizes pode ser difícil e nem sempre eficaz.

quais são as causas das varizes

As varizes são doenças muito comuns. Eles são um sintoma de doença venosa crônica, cuja essência é a saída obstruída de sangue do sistema venoso das pernas. Nas extremidades inferiores existem duas redes venosas – superficiais (passagens sob a pele) e profundas (encontradas muito mais profundamente sob os músculos).

Inicialmente, as varizes são aplicadas aos vasos localizados superficialmente – são as chamadas varizes primárias, depois também podem se desenvolver nas veias profundas, mas as tratamos mais como uma complicação da doença venosa crônica.

O sangue venoso tem uma tarefa mais complexa que o arterial – deve fluir de baixo para cima, de cima para baixo.

Isso é possível porque os músculos das pernas agem como uma bomba e bombeam o sangue para o coração. No entanto, isso só acontece quando os músculos estão trabalhando.

Se suas pernas não funcionam por muito tempo, por exemplo, se estamos fazendo um trabalho sedentário, o sangue está nas veias das extremidades inferiores e, portanto, estica os vasos em que está localizado, para que possa ser acomodado.

Para evitar que o sangue seja sobrecarregado em torno do perímetro em quantidades muito grandes, as veias grandes das pernas têm válvulas especiais – ou seja, válvulas que permitem que o sangue flua para o coração. Embora exista uma pequena quantidade de sangue, as veias se expandem através da pele em uma malha azul clara.

Com o tempo, o vaso se expande e é criada uma verdadeira varizes – um azul escuro espesso, convexo ao longo da superfície da pele. De acordo com a pressão hidrostática, o sangue começa a “mentir”, então as varizes aparecem primeiro ao redor dos tornozelos e nas pernas. No entanto, com o tempo, as veias dilatam e as varizes se formam nas coxas.

COMO VARIZES SURGEM NO CORPO HUMANO

Além do trabalho sedentário ou em pé, a doença venosa crônica também é promovida por predisposição genética. Estudos mostram que o risco de desenvolver varizes das extremidades inferiores em pessoas que os tiveram em ambos os pais é de cerca de 90% e na presença de varizes em apenas um dos pais – 42%.

A gravidez também contribui para a formação de varizes – as veias pélvicas são comprimidas pelo útero aumentado, causando congestão nas veias que lhe dão sangue; além disso, a quantidade de sangue circulante aumenta e a reprogramação hormonal também é importante.

É importante notar que a incidência de varizes aumenta com o número de gestações. Estima-se que uma em cada três mulheres na primeira gravidez e uma em cada duas mulheres na segunda gravidez apresentem varizes das extremidades inferiores.

A ocorrência de varizes também contribui para a velhice e a obesidade. As mulheres são muito mais propensas a desenvolver varizes – não está totalmente claro o porquê.

Na faixa etária de 20 a 34 anos, a proporção de mulheres para homens com varizes é de 6: 1 e no grupo de 65 a 74 – apenas 1,5: 1.

O desenvolvimento de varizes também pode ser causado por alta estatura, tabagismo, abuso de álcool, roupas apertadas (especialmente joelhos ou meias com punhos apertados que impedem o fluxo de sangue pelas extremidades inferiores) e saltos altos, além de levantar pesos.

Além disso, o uso frequente da sauna e do solário pode contribuir para a formação de varizes.

A doença venosa crônica também é mais comum em pessoas com imobilização prolongada, câncer, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, trombose, doença renal, doença intestinal crônica, após grandes cirurgias, defeitos cardíacos, distúrbios hormonais ou diabetes.

Além disso, todas as doenças sanguíneas que aumentam sua viscosidade são fatores predisponente para varizes.

Leia a Categoria: Produtos de Beleza

error: Content is protected !!