O QUE É MARAPUAMA? PLANTA MEDICINAL!

MARIPUAMA ORIGINADA

A Marapuama é uma árvore da família das olacáceas, natural do norte do Brasil e Guiana Francesa. Tem uma composição bastante complexa e em estudo. Destaca-se o alcaloide “muirapuamina”, presente na casca da planta.

MARAPUAMA

É um remédio caseiro usado como excelente tônico do sistema nervoso e por suas propriedades tem-se utilizado no esgotamento e depressões nervosas, nevralgias rebeldes e cólicas menstruais, reumatismo crônico e paralisias parciais, comum no norte do Brasil que possui flores brancas de perfume penetrante. Medicinalmente são usadas as hastes e raízes das plantas novas.

Conhecido popularmente como muirapuama e marapuama, é um cipó que cresce na Amazônia. Segundo a crença popular, a casca de sua raiz tem propriedades afrodisíacas.

Principal Beneficio

Atua como afrodisíaco, fortalecendo e estimulando as funções sexuais. Usado também para ativar a digestão e na atonia gástrica.

PROPRIEDADES DA MARIPUAMA

Marapuama apresenta uma ação tônica, excitante do sistema nervoso central, Nantidepressiva, antirreumática, antiqueda de cabelos e afrodisíaca. Verificou-se nos extratos alcoólicos e hidroalcoólicos um bloqueio nos tremores induzidos por harmalina e eserina; e catatonia, induzida por perfenazina.

Verificou-se ainda que os extratos reverteram o quadro de hiperatividade induzida por reserpina. Por promover uma ativação na digestão, é indicado nos casos de inapetência, dispepsia e atonia gástrica. A excitação que causa sobre o sistema nervoso central justifica a indicação em casos de depressão, esgotamento e outras doenças de nível neurológico.

Devido à estrutura do alcaloide muirapuamina ser semelhante à da ioimbina, a esta espécie atribui -se propriedade da atividade sexual por bloqueios de receptores alfa. Além disso, este alcaloide tem demonstrado possuir propriedades estimulantes do sistema nervoso central e anorexígena.

Formulações ditas naturais destinadas ao emagrecimento, contendo Marapuama e outros componentes como Spirulina, Hidroclorotiazida e Cáscara Sagrada, muitas vezes nãO contêm o que se anuncia.

Em uma análise feita por Auricchio et al. (1991) verificaram que 50% das amostras continham associações de anorexígenos e benzodiazepínicos e, ainda, mais de 20% apresentavam componentes de origem natural em associação com anorexígenos e benzodiazepínicos. Estas associações causam perigos à saúde do indivíduo que faça uso destas formulações.

MARIPUAMA CONTRA INDICAÇÕES

Devido à falta de estudos, não é recomendado o seu uso durante a gravidez e a lactação. Esta planta pode promover a hipertensão em alguns pacientes devendo tomar cuidado ao se administrar para crianças e idosos.

ATENÇÃO

Descobriu-se que o extrato etenólico bruto aumenta de maneira marcante a toxicidade induzida por anfetaminas em camundongos albinos. Quando avaliados no teste de estereotipia induzida por anfetamina (35 mg/kg), os animais tratados com 100 e 200 mg/kg de extrato etenólico bruto apresentaram convulsões, cianose e morte.

A Marapuama também aumentou a letalidade induzida por ioimbina e reverteu a hiperatividade induzida por reserpina. Esta ação é semelhante ao de antidepressivos que inibem a hidroxilação hepática de drogas psicostimulantes, o que no caso exposto aumentaria a disponibilidade de anfetamina no sistema nervoso central.

A estimulação central é assim potencializada pelos antidepressivos e outras classes de drogas que alterem a hidroxilação de anfetaminas.

mais depoimentos

Armazenado em: Estimulante Sexuais

Leave a Reply

error: Content is protected !!