COMO AUMENTAR A IMUNIDADE? AJUDA CONTRA CORONAVÍRUS?

Como você pode melhorar seu sistema imunológico / imunidade? No geral, seu sistema imunológico faz um trabalho notável em defendê-lo contra microorganismos causadores de doenças. Mas às vezes falha: um germe invade com sucesso e deixa você doente. É possível intervir nesse processo e impulsionar seu sistema imunológico?

aumentar a imunidade

E se você melhorar sua dieta? Tome certas vitaminas ou preparações à base de plantas? Fazer outras mudanças no estilo de vida na esperança de produzir uma resposta imune quase perfeita?

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE

A idéia de aumentar sua imunidade é atraente, mas a capacidade de fazê-lo provou ser ilusória por vários motivos. O sistema imunológico é precisamente isso – um sistema, não uma entidade única. Para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. Ainda há muito que os pesquisadores não sabem sobre os meandros e a interconectividade da resposta imune. Por enquanto, não há ligações diretas cientificamente comprovadas entre estilo de vida e função imunológica aprimorada.

sistema imunológico aumentado

Mas isso não significa que os efeitos do estilo de vida no sistema imunológico não sejam intrigantes e não devam ser estudados. Os pesquisadores estão explorando os efeitos da dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imune, tanto em animais quanto em humanos. Enquanto isso, estratégias gerais de vida saudável são uma boa maneira de começar a dar vantagem ao seu sistema imunológico.

DICAS SAUDÁVEIS PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Sua primeira linha de defesa é escolher um estilo de vida saudável . Seguir as diretrizes gerais de boa saúde é o melhor passo que você pode tomar para manter naturalmente seu sistema imunológico forte e saudável. Todas as partes do corpo, incluindo o sistema imunológico, funcionam melhor quando protegidas contra ataques ambientais e apoiadas por estratégias de vida saudável, como estas:

  • Não fume.
  • Faça uma dieta rica em frutas e legumes.
  • Exercite-se regularmente.
  • Mantenha um peso saudável.
  • Se você bebe álcool, beba apenas com moderação.
  • Durma adequadamente.
  • Tome medidas para evitar infecções , como lavar as mãos com frequência e cozinhar bem as carnes.
  • Tente minimizar o estresse.

dicas de como aumentar o sistema imunológico

AUMENTAR IMUNIDADE DE MANEIRA SAUDÁVEL

Muitos produtos nas prateleiras das lojas alegam aumentar ou apoiar a imunidade. Mas o conceito de aumentar a imunidade realmente faz pouco sentido cientificamente. De fato, aumentar o número de células do seu corpo – células imunológicas ou outras – não é necessariamente uma coisa boa. Por exemplo, atletas que praticam “doping sanguíneo” – injetando sangue em seus sistemas para aumentar seu número de células sanguíneas e melhorar seu desempenho – correm o risco de derrames.

Tentar aumentar as células do seu sistema imunológico é especialmente complicado porque existem muitos tipos diferentes de células no sistema imunológico que respondem a tantos micróbios diferentes de várias maneiras. Quais células você deve aumentar e para qual número? Até agora, os cientistas não sabem a resposta. O que se sabe é que o corpo está continuamente gerando células imunes. Certamente produz muito mais linfócitos do que pode usar.

As células extras se removem através de um processo natural de morte celular chamado apoptose – algumas antes de ver alguma ação, outras após a batalha ser vencida. Ninguém sabe quantas células ou qual a melhor mistura de células que o sistema imunológico precisa para funcionar em seu nível ideal.

mais depoimentos

IMUNIDADE VS IDADE

À medida que envelhecemos, nossa capacidade de resposta imune diminui, o que, por sua vez, contribui para mais infecções e mais câncer. À medida que a expectativa de vida nos países desenvolvidos aumentou, também aumentou a incidência de condições relacionadas à idade.

Enquanto algumas pessoas envelhecem de maneira saudável, a conclusão de muitos estudos é que, em comparação com as pessoas mais jovens, os idosos têm maior probabilidade de contrair doenças infecciosas e, ainda mais importante, mais chances de morrer por causa delas. Infecções respiratórias, gripe e particularmente pneumonia são uma das principais causas de morte em pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo.

Ninguém sabe ao certo por que isso acontece, mas alguns cientistas observam que esse risco aumentado se correlaciona com uma diminuição nas células T, possivelmente pelo timo atrofiando com a idade e produzindo menos células T para combater infecções. Se essa diminuição na função do timo explica a queda nas células T ou se outras alterações desempenham um papel, ainda não está totalmente esclarecido. Outros estão interessados em saber se a medula óssea se torna menos eficiente na produção das células-tronco que dão origem às células do sistema imunológico.

envelhecimento x imunidade

Uma redução na resposta imune a infecções foi demonstrada pela resposta das pessoas mais velhas às vacinas. Por exemplo, estudos de vacinas contra influenza mostraram que, para pessoas acima de 65 anos, a vacina é muito menos eficaz em comparação com crianças saudáveis (acima de 2 anos). Mas, apesar da redução da eficácia, as vacinas contra influenza e S. pneumoniae reduziram significativamente as taxas de doença e morte em idosos quando comparados com a ausência de vacinação.

Parece haver uma conexão entre nutrição e imunidade em idosos. Uma forma de desnutrição surpreendentemente comum mesmo em países ricos é conhecida como “desnutrição por micronutrientes”. A desnutrição por micronutrientes, na qual uma pessoa é deficiente em algumas vitaminas essenciais e minerais, obtidos ou suplementados pela dieta, pode ser comum em idosos. Os idosos tendem a comer menos e geralmente têm menos variedade em suas dietas.

Uma questão importante é se os suplementos alimentares podem ajudar as pessoas mais velhas a manter um sistema imunológico mais saudável. As pessoas idosas devem discutir essa questão com um médico versado em nutrição geriátrica, porque, embora alguma suplementação dietética possa ser benéfica para as pessoas mais velhas, mesmo pequenas mudanças podem ter sérias repercussões nessa faixa etária.

mais depoimentos

MELHORAR IMUNIDADE COM ERVAS E SUPLEMENTOS

Entre em uma loja e encontrará frascos de comprimidos e preparações à base de plantas que alegam “apoiar a imunidade” ou aumentar a saúde do seu sistema imunológico. Embora algumas preparações alterem alguns componentes da função imunológica, até o momento não há evidências de que elas realmente reforcem a imunidade a um ponto em que você esteja mais protegido contra infecções e doenças.

Demonstrar se uma erva – ou qualquer substância, para esse efeito – pode aumentar a imunidade é, ainda, um assunto altamente complicado. Os cientistas não sabem, por exemplo, se uma erva que parece aumentar os níveis de anticorpos no sangue está realmente fazendo algo benéfico para a imunidade geral.

ESTRESSE INFLUENCIA NA IMUNIDADE

A medicina moderna passou a apreciar a relação intimamente ligada da mente e do corpo. Uma grande variedade de doenças, incluindo dores de estômago, urticária e até doenças cardíacas, estão ligadas aos efeitos do estresse emocional. Apesar dos desafios, os cientistas estão estudando ativamente a relação entre estresse e função imunológica .

estresse diminui imunidade

Por um lado, é difícil definir o estresse. O que pode parecer uma situação estressante para uma pessoa não é para outra. Quando as pessoas são expostas a situações que consideram estressantes, é difícil medir quanto estresse elas sentem e difícil para o cientista saber se a impressão subjetiva de uma pessoa sobre a quantidade de estresse é precisa. O cientista só pode medir coisas que podem refletir o estresse, como o número de vezes que o

FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS É BOM OU RUIM PARA IMUNIDADE

O exercício regular é um dos pilares da vida saudável. Melhora a saúde cardiovascular, diminui a pressão sanguínea, ajuda a controlar o peso corporal e protege contra uma variedade de doenças. Mas isso ajuda a impulsionar seu sistema imunológico naturalmente e a mantê-lo saudável? Assim como uma dieta saudável, o exercício pode contribuir para a boa saúde geral e, portanto, para um sistema imunológico saudável. Pode contribuir ainda mais diretamente, promovendo uma boa circulação, o que permite que as células e substâncias do sistema imunológico se movam livremente pelo corpo e façam seu trabalho com eficiência.

Alguns cientistas estão tentando dar o próximo passo para determinar se o exercício afeta diretamente a suscetibilidade de uma pessoa à infecção. Por exemplo, alguns pesquisadores estão analisando se quantidades extremas de exercícios intensivos podem fazer com que os atletas adoeçam com mais frequência ou de alguma forma prejudiquem sua função imunológica. Para fazer esse tipo de pesquisa, os cientistas do exercício normalmente pedem aos atletas que se exercitem intensamente; os cientistas testam seu sangue e urina antes e após o exercício para detectar qualquer alteração nos componentes do sistema imunológico. Embora algumas mudanças tenham sido registradas, os imunologistas ainda não sabem o que essas mudanças significam em termos de resposta imune humana.

mais depoimentos

Mas esses sujeitos são atletas de elite submetidos a intenso esforço físico. E o exercício moderado para pessoas comuns? Ajuda a manter o sistema imunológico saudável? Por enquanto, mesmo que não tenha sido estabelecido um vínculo benéfico direto, é razoável considerar o exercício regular moderado como uma flecha benéfica para a vida saudável, um meio potencialmente importante para manter seu sistema imunológico saudável junto com o resto da vida.

Uma abordagem que pode ajudar os pesquisadores a obter respostas mais completas sobre se fatores do estilo de vida, como o exercício, ajudam a melhorar a imunidade, tira proveito do seqüenciamento do genoma humano. Essa oportunidade de pesquisa baseada em tecnologia biomédica atualizada pode ser empregada para dar uma resposta mais completa a essa e a outras perguntas semelhantes sobre o sistema imunológico.

Por exemplo, microarranjos ou “chips genéticos” baseados no genoma humano permitem que os cientistas analisem simultaneamente como milhares de sequências de genes são ativadas ou desativadas em resposta a condições fisiológicas específicas – por exemplo, células sanguíneas de atletas antes e depois do exercício.

Os pesquisadores esperam usar essas ferramentas para analisar padrões, a fim de entender melhor como os vários caminhos envolvidos agem ao mesmo tempo.

Armazenado em: Suplementos Emagrecedores

Leave a Reply

error: Content is protected !!