O QUE É GINKGO BILOBA? Falta de concentração, impotência sexual?

Ginkgo Biloba: Quando falamos sobre ervas medicinais, logo pensamos naqueles chazinhos que nossas mães e avós nos ofereciam sempre que tínhamos enjoo, dor de estomago, insônia ou agitação, não é mesmo?

Ginkgo biloba

Mas saiba que as ervas são usadas há milênios para tratar esses e outros problemas, desde uma época em que não existiam médicos, mas sim as curandeiras, que faziam desde partos até receitar chás medicinais para os mais diversos sintomas.

Essas curandeiras já sabiam do poder de uma famosa erva que é utilizada até os tempos atuais: a ginkgo biloba.

Mas você sabe o que é a ginkgo biloba, para que serve e quais os seus benefícios? Se você não sabe e deseja se informar mais sobre esse assunto, recomendo que continue esta leitura até o fim.

O QUE É GINKGO BILOBA

Ginkgo Biloba é uma árvore de origem chinesa, e típica de outros países asiáticos como Japão e Coréia do Sul, que é considerada um fóssil vivo, pois existe desde a pré-história.

Essa árvore é considerada um símbolo de resistência e longevidade, pois sobreviveu até mesmo às explosões das bombas atômicas no Japão, sobrevivendo à radiação e brotando em terras de uma cidade completamente devastada.

A árvore de Ginkgo Biloba pode chegar aos 50 metros de altura e possui uma abundante folhagem em formato de leque. Devido ao fato de ser uma planta antiga, muitos idosos a utilizam até hoje para tratar várias doenças, e seguem passando esse conhecimento também para as novas gerações.

PARA QUE SERVE GINKGO BILOBA

Esta poderosa planta se destaca principalmente por auxiliar de forma efetiva na melhora da circulação sanguínea, auxiliando assim, no combate aos radicais livres e também na oxigenação cerebral.

BENEFÍCIOS

Além disso, essa maravilhosa erva possui algumas outras propriedades que algumas pessoas não conhecem ou não acreditam. São elas:

  •  Auxilia no controle da pressão arterial;
  •  Auxilia na melhora da concentração e da memória, pois aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro
  •  Melhora a circulação sanguínea cerebral;
  •  Auxilia na saúde ocular, pois possui ação antioxidante e
  •  Dilata os vasos sanguíneos, auxiliando assim na melhora da circulação sanguínea por todo o corpo, diminuindo o risco de tromboses, embolias, ataques cardíacos e derrames.

REAÇÕES DIVERSAS COM O USO DE GINKGO BILOBA

Porém, apesar de ser uma erva e possuir muitos benefícios, é necessário que você saiba que existem alguns poucos efeitos colaterais observados em alguns pacientes que fizeram uso de Ginkgo Biloba e se atente a eles, pois apesar de pouco frequentes, eles podem sim aparecer. Veja alguns desses efeitos abaixo:

  •  Tontura;
  •  Queda de pressão arterial;
  •  Aumento de sensibilidade da pele, muitas vezes causando reações cutâneas;
  •  Enjoo;
  •  Gastrite;
  •  Dor de cabeça.

Ao notar qualquer uma dessas reações é recomendado que se suspenda o uso e se os sintomas persistirem, consulte um médico de sua confiança.

CUIDADOS CONTRA INDICAÇÕES

Mais um fator que deve ser observado são as contra indicações de ginkgo biloba. Isso mesmo, apesar de ser um produto natural, essa incrível erva tem sim contra indicações que devem ser avaliadas com cuidado.

Pacientes que tenham distúrbios de coagulação do sangue (hemofílicos) ou utilizem medicamentos anticoagulantes não devem fazer uso da ginkgo biloba, assim como pacientes pré ou pós cirúrgicos, pois a erva pode causar maior dificuldade de coagulação e consequentemente, maiores chances de sangramento. Gestantes, lactantes e crianças devem consultar um médico antes de iniciar o consumo da planta.

FORMA DE CONSUMO DE GINKGO BILOBA

Apesar de ser uma árvore hoje cultivada no mundo todo, Ginkgo Biloba é uma espécie ameaçada de extinção. Mas isso não é razão para deixar de consumir essa poderosa planta.

Ginkgo biloba pode ser consumida in natura através de sua folha, pode ser consumida também como infusão da folha fresca ou seca e também através de comprimidos de no máximo 240mg (dose máxima recomendada por dia). Porém, as cápsulas com maior dosagem só podem ser vendidas com receita médica, visto que as chances de causar efeitos colaterais são maiores e muitas pessoas desconhecem desses riscos.

Ressalto que é necessário que se consulte um médico antes de iniciar a ingestão de qualquer medicamento, seja ele natural ou não, pois apenas dessa forma você poderá se certificar de não possuir nenhuma doença pré-existente que possa causar problemas com a ingestão do medicamento.

Seguindo todas as precauções à risca, com certeza a Ginkgo Biloba é uma erva que ajudará a manter a saúde do seu organismo e prevenir doenças.

Espero que tenham gostado da dica de hoje e até o próximo post!

Leave a Reply