Aprenda a ter Cuidado com os Cabelos em Casa! Dicas 2020

Quando falamos sobre cuidado com os cabelos, muitas pessoas pensam que só é possível ter cabelos bonitos e saudáveis indo ao salão pelo menos uma vez por semana.

Mas saiba que, apesar de devermos frequentar o salão regularmente, principalmente quando decidimos fazer algum procedimento químico no cabelo como coloração, descoloração e alisamentos, nem só de salão se faz um cabelo bonito e saudável!

cuidado com os cabelos

Na verdade os cuidados em salão são apenas a ponta do iceberg, pois os maiores cuidados que devemos ter com os cabelos são feitos em casa.

Nesse post irei dar algumas dicas para você manter os seus fios lindos, saudáveis e sedosos com recursos e cuidados para você aplicar no conforto da sua casa. Portanto, se você tem interesse no assunto, recomendo que continue esta leitura até o fim.

PASSO 1: A LAVAGEM

Todos os cuidado com os cabelos começam da forma mais simples: a lavagem.

Antes de mais nada é necessário que você escolha os produtos certos para o seu tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado, ondulado, quimicamente tratado, seco ou oleoso. O shampoo, condicionador e máscara certos para o seu tipo de fio é um cuidado essencial que você tem que ter!

Escolhidos os produtos, molhe os cabelos com água morna a fria (pois a água quente, além de ressecar os cabelos ainda contribui para que o couro cabeludo fique mais oleoso, levando à caspa e dermatite seborreica), aplique o shampoo nas mãos, aplique apenas na raiz dos cabelos, massageando com a ponta dos dedos e enxágue para que não sobre nenhum resíduo.

Retire o excesso de água com as mãos ou uma toalha, aplique a máscara capilar enluvando mecha a mecha. Deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem, enxágue, finalize com o condicionador para selar as cutículas e enxágue.

Dica: Se você acha a ação do shampoo agressiva para as pontas dos seus cabelos, antes da lavagem faça um pré-poo com óleos vegetais ou um creme de sua preferência, aplicando apenas nas pontas. Esse cuidado fará com que o shampoo resseque menos as pontas.

PASSO 2: A SECAGEM

Entre tanto após a lavagem, retire o excesso de água com uma toalha, aplique o creme de pentear de sua preferência, desembarace e deixe secar naturalmente. Mas caso você opte por usar o secador, não esqueça de aplicar um leave in com proteção térmica, para que o calor do secador não danifique seus fios. Lembre-se também de, ao escovar, não encostar o bocal do secador nos cabelos, para evitar queimaduras e cortes causados pelo calor.

Caso goste de uma finalização lisinha, você pode optar pelo uso da chapinha, mantendo os mesmos cuidados com relação à proteção térmica e também no tempo de contato da ferramenta com os cabelos.

PASSO 3: FINALIZANDO

Por fim se os seus cabelos tem frizz, mesmo secando com o secador ou naturalmente, você pode utilizar um óleo com ação reparadora de pontas para evitar o efeito arrepiado e também para prevenir as pontas duplas.

Lembre-se apenas de, ao aplicar o óleo, dar preferência sempre para produtos de origem vegetal com o óleo de argan, coco ou abacate, e aplica-lo sempre preservando a raiz, para evitar oleosidade e a proliferação de fungos no couro cabeludo.

DICAS ADICIONAIS

Além dos cuidados básicos e essenciais que citei nos tópicos acima, existem outros cuidados que você pode ter para manter seus cabelos sempre lindos e saudáveis. Veja a seguir:

  • Capriche na ingestão de água e mantenha sempre uma alimentação equilibrada, pois os primeiros cuidados com os cabelos começam de dentro para fora. Verduras de cor escura possuem nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos cabelos. E a ingestão correta de água é essencial para manter a hidratação dos fios.
  • Caso perceba seus fios fracos, quebradiços e com dificuldade de crescimento, procure um dermatologista. Ele poderá lhe indicar suplementos vitamínicos para as necessidades dos seus cabelos.
  • Sempre que puder, evite o uso de ferramentas de calor, como secador, babyliss e chapinha, pois estes instrumentos prejudicam a saúde dos fios, tornando-os quebradiços e com pontas duplas. Ao utilizar modeladores, não esqueça nunca da proteção térmica.
  • NUNCA durma com os cabelos molhados, pois isso pode enfraquecer os fios e ajudar na proliferação de fungos no couro cabeludo.
  • Evite dormir com os cabelos soltos, pois isso pode aumentar a fricção dos fios com a fronha, causando frizz e também a quebra. Opte por um coque frouxo no topo da cabeça ou faça uma trança sem apertar muito.
  • Visite o salão de três em três meses para aparar as pontas dos cabelos ou fazer um corte bordado. Isso evita a formação de pontas duplas e fará com que seus cabelos cresçam fortes, saudáveis e com as pontas cheias e volumosas, afinal, ninguém quer aquela aparência de cabelos ralos, não é mesmo?

Armazenado em: Produtos de Beleza

One Response

  1. Robson Araujo 31 de maio de 2020

Leave a Reply