Como Cuidar do Cabelo em Casa? Restaurando Cabelo em Casa…

Aprenda como Cuidar do Cabelo em Casa, obtendo cabelos mais lisos e saudáveis

Manter os cabelos bonitos e saudáveis faz bem para a autoestima de qualquer pessoa. Porém, nem todo mundo tem muita habilidade quando o assunto é o cuidado com os fios.

CUIDAR DO CABELO

Há quem diga que para manter os cabelos bonitos e saudáveis, é preciso investir muito dinheiro em um bom salão de beleza semanalmente, o que acaba desanimando pessoas que não tem como fazer um investimento desses.

Mas nesse post quero ensinar você a cuidar dos seus cabelos sem precisar investir muito e muitas vezes com recursos que você já tem em casa.

Se você tem interesse neste assunto e deseja fazer um upgrade nos seus cuidados com os cabelos, continue a leitura desse post até o fim.

CUIDAR DO CABELO

Muitas pessoas acreditam que a lavagem feita nos salões tem algum segredo, pois quando lava os cabelos em casa, os resultados não são os mesmos. Mas saiba que nos salões eles usam truques simples que também podem ser feitos no conforto da sua casa. Nesse tópico irei dar algumas dicas simples para você aplicar durante a lavagem dos fios.

  • Primeiramente, saiba que a temperatura da água influencia muito na saúde dos fios. Quando você lava os cabelos em água muito quente, além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, causado caspa e seborreia, as cutículas dos fios também se abrem com maior facilidade, causando a perda de hidratação dos fios e a porosidade.
  • Utilize um shampoo de boa qualidade de acordo com a necessidade dos seus cabelos, por exemplo, se seus cabelos forem mais oleosos, dê preferência para shampoos transparentes, que limpam com maior eficiência o couro cabeludo. Casos seus fios sejam mais ressecados, opte por shampoos mais perolados, com maior potencial hidratante.
  •  Aplique o shampoo nas mãos e massageie com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Atenção: nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas, pois além de machucar o couro cabeludo, você ainda estimula a produção de sebo pelos folículos capilares. Não aplique o shampoo nas pontas dos cabelos, pois isso irá ressecar os seus fios, causar atrito e quebra. O próprio enxague do shampoo já é suficiente para limpar os fios.
  • Após o shampoo, retire o excesso de água com uma toalha ou camiseta de algodão, e aplique uma máscara de hidratação de sua preferência. Lembrando que, se seu cabelo estiver precisando de nutrição ou reconstrução, você poderá potencializar essa máscara com óleos vegetais como o de coco, oliva, argan ou rícino, ou com queratina liquida ou gelatina incolor (no caso da reconstrução). Se seu cabelo estiver muito danificado você poderá fazer a reconstrução a cada quinze dias, senão, apenas uma vez por mês já é suficiente. Não utilize métodos reconstrutores mais do que o recomendo, pois seus fios poderão ficar rígidos e quebradiços.
  • Após o período de ação da máscara, indicado na embalagem, enxágue e aplique um condicionador de sua preferência, para selar as cutículas

mais depoimentos

SECAR OU MODELAR CABELO EM CASA

Muitas pessoas dão preferência para secar os cabelos com o auxílio de um secador, o que não é errado, mas exige alguns cuidados adicionais.

  • Retire o máximo de agua que puder com a toalha ou tecido de algodão. Quanto menos tempo você manter o calor do secador em contato com os seu cabelos, melhor. E se possível, utilize-o em temperatura morna ou fria.
  • Lembre-se sempre de utilizar um leave-in com proteção térmica. Existem muitas opções com valores acessíveis no mercado para você escolher. Procure sempre pelos que protejam acima de 200°C e escolha de acordo com as suas necessidades (cabelos lisos, cacheados, ondulados, finos ou grossos). Lembrando que quanto maior a densidade do produto, maior a chance dele pesar nos seus cabelos e os deixar com aspecto sujo ou oleoso.
  • Portanto, se seus fios forem mais finos, opte por texturas mais liquidas e se forem mais grossos, escolha um com textura em creme.
  • Sempre que puder, evite o uso de secador ou ferramentas de calor como chapinha ou babyliss. Essas ferramentas facilitam muito a vida em ocasiões especiais, mas se utilizadas diariamente, tendem a ressecar, enfraquecer e afinar os fios, causando quebra e cortes químicos.
  • Ao terminar de usar o secador, chapinha ou babyliss, aplique uma pequena quantidade de óleo vegetal nas pontas. Esse processo irá servir como uma barreira de proteção que irá manter a hidratação dos fios e diminuir o frizz.

DICAS ADICIONAIS DE COMO CUIDAR DO CABELO

Cuidar do Cabelo dicas adicionais: Existem alguns outros cuidados que podem auxiliar na beleza e saúde dos seus cabelos, como por exemplo:

  • Corte as pontas a cada três meses para evitar o ressecamento e a formação de pontas duplas, que dão a aparência de cabelo espigado.
  • Evite passar as mãos nos cabelos, pois esse simples gesto, além de estimular a oleosidade, ainda provoca o atrito dos fios, gerando frizz e quebra.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada e capriche na ingestão de água todos os dias. Se necessário, faça a suplementação de vitaminas e colágeno para fortalecer os fios.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até o próximo post!

Armazenado em: Produtos de Beleza

Leave a Reply

error: Content is protected !!