30/08/2017
Prefeitura de Aripuanã inaugura Brigada de Incêndio.

Na tarde da última quarta-feira (30), a Prefeitura de Aripuanã realizou a cerimônia de inauguração da Brigada Mista de Combate a Incêndios Florestais.

A brigada é composta por dois bombeiros militares e nove brigadistas civis cedidos pela prefeitura, para atuar em incêndios florestais e terrenos urbanos, com prioridades nas unidades de conservação. As obrigações de um brigadista vão desde fazer rondas nos município, orientando os moradores e produtores rurais sobre as consequências do uso inadequado do fogo, a ministrar palestras, participar de audiências públicas e conceder entrevistas para os veículos de comunicação, com o objetivo de levar informações à população.

Durante a solenidade foi apresentado à população os equipamentos que serão utilizados no trabalho, tais como: equipamentos de proteção individual – EPI’s, abafadores, bombas costais, enxadas, facões, foices, lanternas, caminhão pipa, pá carregadeira, veículo caminhonete para transportes dos equipamentos e brigadistas.

“A criação da Brigada é muito importante, pois nos ajudará na prevenção de grandes incêndios. Com a atuação dos brigadistas, vamos prevenir que focos de incêndio consumam grandes extensões. Junto dos Bombeiros, conseguiremos alcançar locais em que os veículos não conseguem chegar; normalmente de difícil acesso e que exige a locomoção a pé”, afirma o Secretário da SEMATIC, Cleverson Veronese.

De acordo com o Prefeito Jonas Rodrigues da Silva, o novo serviço atende um anseio da comunidade. "Já faz um bom tempo que a população havia pedido a implantação da brigada no município, em um curto período buscamos meios e alternativas para pleitear e conseguir sua efetivação. A Brigada será muito importante, para o município em questão de monitoramento para prevenção, e combate ao fogo, será um ponto positivo também na educação com orientações e palestras nas escolas”,  explicou o prefeito.

Denúncias

A população pode denunciar queimadas urbanas e rurais pelo número de telefone da Brigada Mista de Combate a Incêndio (66) 3565-1141, Cel. 98439-8726 ou na Secretaria de Meio Ambiente, 3565-2950.