27/08/2017
1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde será realizada nesta Quinta (31) em Aripuanã.

Na próxima quinta-feira, 31, acontece no centro de apoio ao turismo, a partir das 07h30 da manhã, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde do Município de Aripuanã (MT).

Este é um evento que tem por objetivo buscar a efetividade do SUS, avaliar as políticas de saúde, definir diretrizes e prioridades para as mesmas, eleger delegados para a etapa estadual, dentre outros assuntos pertinentes. O tema central da Conferência, que orientará as discussões da etapa municipal, será “Vigilância em Saúde: Um exercício interorial ara o bem estar social”.

O Secretário Municipal de Saúde, Bartolomeu Souza, disse que o objetivo principal é abordar os temas associados à vigilância em saúde, que estão divididos em quatro esferas: a vigilância do trabalhador, sanitária, epidemiológica e ambiental.

“A administração municipal tem buscado fortalecer as políticas públicas, seja na ampliação ou integração dos sistemas da Rede SUS, enquanto políticas e mecanismos de gestão que envolve a Vigilância em Saúde. A Conferência Municipal é uma oportunidade a mais de debater a atuação dos programas que compõem todas as vigilâncias e sobre as competências de cada ente federado, no fortalecimento das ações e serviços do Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário.

Segundo a coordenadora da atenção básica e uma das organizadoras da conferência, Maria Pinheiro Fernandes, é importante a participação popular, sendo primordial na formulação das propostas que serão levadas a esfera estadual.

“A conferência municipal, irá trazer propostas para fortalecer os programas e ações de vigilância em saúde em nosso município, estas serão levadas para serem discutidas na conferência estadual”, afirmou a coordenadora.

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

1.    O lugar da vigilância em saúde no SUS;

2.    Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde;

3.    Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde;

4.    Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamentos das iniquidades em saúde.

Para mais informações entre em contato com a secretaria de saúde pelo número (66) 3565-2036 ou 3565-1400.